Notícia 25/02/2021

Prefeitura faz alerta sobre o descarte de lixo em locais inapropriados
A Prefeitura de Holambra pede a colaboração da população para manter a cidade bonita, livre de sujeira e conservada. Apesar do trabalho constante de limpeza e também de ações periódicas como a coleta de lixo de natureza diversa nas residências, o despejo irregular de restos de materiais de construção civil e de poda foi registrado na última semana em alguns pontos do município.
O descarte destes materiais em locais inapropriados é crime, segundo a Lei Complementar nº 170/2005, do Código Municipal de Meio Ambiente, e pode gerar multa de R$ 100 a R$ 2.000 ao infrator. “Além de ser um crime ambiental, a atitude promove a desvalorização da área, provoca mau cheiro, alagamentos, a poluição do solo e do ar, além do surgimento de animais peçonhentos e vetores de doenças”, explicou o engenheiro ambiental Leandro Silveira Anselmo.
Vale lembrar que o município sempre se preocupou com a limpeza pública, contando com a coleta de resíduos sólidos, a disponibilização gratuita de caçambas para a coleta de resíduos de jardinagem, que são dispostas em pontos estratégicos da cidade e que também podem ser solicitadas pelos moradores por meio do Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. A Prefeitura realiza ainda, de forma periódica, a Operação Cata-Bagulho. O trabalho consiste na coleta de materiais, como móveis danificados ou velhos e restos de poda, descartados na frente das residências pelos moradores. O serviço tem início às 7h30 e segue até 16h30, respeitando cronograma de bairros (confira abaixo). A próxima ação está prevista para a semana do dia 8 de março. Além disso, dezenas de servidores se dedicam diariamente a conservação dos espaços públicos e a limpeza de ruas, praças, parques e calçadas.
Placas indicativas também foram colocadas em diversos pontos do município como forma de orientar e conscientizar os moradores sobre o descarte de lixo em locais inadequados. A administração municipal disponibiliza ainda um telefone para denúncias. O telefone é o (19) 3802-8000, ramal 233.
Confira o cronograma da Operação Cata-Bagulho:
Segunda-feira: Jardim Flamboyant, Parque dos Ipês, Groot e Jardim das Tulipas
Terça-feira: Jardim das Tulipas, Jardim Holanda, Morada das Flores e Centro
Quarta-feira: Imigrantes e Residencial Moinho
Quinta-feira: Imigrantes e Vila Nova
Sexta-feira: Camanducaia e Pinhalzinho