Notícia 31/07/2025

Volta às aulas marca retomada do projeto Tampinha Legal nas escolas de Holambra
Com o fim das férias e a retomada das aulas nas escolas de Holambra, está de volta também a gincana Tampinha Legal, competição que está em sua quarta edição e que incentiva estudantes da cidade a praticarem a reciclagem em sua rotina diária, oferecendo, ao final do ciclo, premiação aos alunos mais engajados. A competição segue até o dia 14 de novembro e contemplará 6 ganhadores: 3 da rede pública e 3 da rede privada. O primeiro lugar ganhará um computador, o segundo um tablet e o terceiro um mini game.
Para participar, os estudantes devem levar à escola em que estudam tampinhas plásticas de vários tamanhos e cores. Elas devem estar limpas, secas e separadas por cores e em sacolas de um quilo. As tampas podem ser de embalagens de diversos produtos, tais como garrafas pet, shampoo, esmalte, detergente, desodorante, pasta de dente, tampinhas das caixas de leite e de suco.
Todo o material arrecadado será enviado para a equipe do programa socioambiental Tampinha Legal, realizado pela indústria da transformação de plástico, que repassa às entidades participantes recursos proporcionais aos itens arrecadados. A coleta de tampas plásticas, com geração de recursos destinada a entidades assistenciais, foi regulamentada pela Lei Municipal nº 965, de 12 de dezembro de 2019.
Em Holambra, as entidades beneficiadas pelo programa serão a Associação Príncipe Bernardo e o Núcleo de Atenção e Orientação Terapêutica ao Trabalho, o NAOTT, que promovem o bem-estar e a inclusão social na comunidade.
“Essa campanha é importante porque, além de beneficiar entidades da cidade, evita que um material nocivo para o meio ambiente fique jogado na natureza, além de que o produto coletado será reciclado e, a partir dele, se produzirá outras coisas. O plástico é um material que demora muitos anos para degradar. Se esses itens forem recolhidos voltarão para a cadeia de consumo”, avalia Mario Luiz Sitta, diretor do Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.