Notícia 20/02/2015
População ganha nova ferramenta de comunicação com a Prefeitura
A Prefeitura de Holambra passa a oferecer a partir da próxima segunda-feira, dia 23, uma nova ferramenta de contato e gestão colaborativa com os mais de 13 mil habitantes da cidade. O município aderiu recentemente ao Colab – plataforma que poderá ser usada pela população para interagir com a administração pública na web (http://www.colab.re) ou por meio do celular, em aplicativo móvel nas versões Android ou iOS.
A iniciativa, segundo o setor de comunicação da Prefeitura, tem como objetivo incentivar a integração entre a gestão pública e os moradores no ambiente digital, somando-se a outros canais já utilizados (como o Portal Holambra.sp.gov.br e o Facebook) e tornando a cidade ainda mais ágil frente às demandas do cidadão.
A prestação de serviço permitirá à população propor soluções e avaliar os serviços oferecidos pela administração pública. A Prefeitura, por sua vez, fará o monitoramento dos contatos em tempo real, acompanhando as demandas dos cidadãos e dando a elas respostas de forma personalizada.
“O Colab é uma ferramenta dinâmica de comunicação com a comunidade que dará aos moradores e visitantes um meio simples e rápido de avisar a Prefeitura sobre eventuais problemas, encaminhar propostas e avaliar o trabalho que está sendo desenvolvido pela equipe”, comentou o prefeito Fernando Fiori de Godoy.
Segundo o prefeito, a intenção é dar cada vez mais voz e espaço para que a população possa participar da administração. “Estamos trabalhando para disponibilizar, já nas próximas semanas, uma ouvidoria para atendimento dos cidadãos”.
Paulo Pandolfi, cofundador do Colab, ressalta que a plataforma funciona de forma totalmente aberta e transparente, sem restrições de informações. "O Colab será uma importante ferramenta para conectar a população à Prefeitura de Holambra. Por meio dela, o cidadão poderá ajudar na melhoraria da qualidade de vida na cidade", defende.
Desde o início deste ano, o Colab celebra parcerias semelhantes com outras 40 prefeituras brasileiras – entre elas, Guarujá e Santos (SP), Niterói (RJ) e Curitiba (PR).
Sobre o Colab
O Colab é uma rede social que faz a ponte entre cidadãos e a administração pública dos municípios brasileiros por meio do encaminhamento de alertas de problemas, propostas de melhorias e avaliações de serviços realizados. O serviço é baseado em três pilares:
- Fiscalize: Ferramenta que permite ao cidadão interagir com a cidade, apontando problemas rotineiros, como buracos em ruas e calçadas, pontos de iluminação queimada, sujeira, entre outros.
- Proponha: Espaço pelo qual os usuários propõem e apresentam sugestões de melhorias para a Prefeitura e os demais participantes da rede.
- Avalie: Espaço para avaliação de serviços, instituições e entidades ligadas ao poder público.
A plataforma foicriada pelo administrador Bruno Aracaty, pelos especialistas em marketing Gustavo Maia e Paulo Pandolfi e pelos cientistas Josemando Sobral e Vitor Guedes. Lançada em março de 2013, ganhou o prêmio de Melhor Aplicativo Urbano do Mundo pela fundação franco-suíça New Cities, dedicada a problemas urbanos. Hoje, possui mais de 60 mil usuários que compartilham o interesse pela melhoria da qualidade de vida nas cidades.
Para Maia, é muito importante que a população participe ativamente deste processo. “Vivemos um momento em que se tornou fácil simplesmente colocar a culpa no poder público. No Colab, além da responsabilidade dos gestores, queremos que o cidadão repense suas próprias atitudes para que a cidade aconteça de uma forma melhor para todos, inclusive para ele”, disse.
Como usar?
O Colab está disponível para acesso dos cidadãos de todos os municípios do Brasil, mas atualmente somente pouco mais de 40 prefeituras brasileiras – entre elas, Holambra – dispõem de um painel de atendimento e gestão em tempo real das demandas.
Os moradores poderão dialogar e colaborar com a Prefeitura por meio da web, acessando o site http://www.colab.re, ou por meio do celular, por meio do aplicativo Colab.re, disponível para tablets e smartphones. A participação é gratuita.
Sala de Imprensa
Equipe
JORNALISTA Cintia Absalonsen MTB nº 40.165 (19) 3802-8000