Notícia 30/06/2025

Holambra participa da 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas
Holambra marcou presença na 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas, realizada nos dias 27 e 28 de junho no Memorial da América Latina, em São Paulo. O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, reuniu mais de 1.700 representantes de 156 municípios paulistas com o objetivo de debater os desafios urbanos contemporâneos e consolidar propostas para a formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).
A Cidade das Flores foi representada por nomes eleitos, em conformidade com o regimento estadual, durante a Conferência Municipal realizada no dia 14 de junho na cidade: Maxwell Ferreira de Campos, diretor de Desenvolvimento Econômico e Habitação, pelo segmento do Poder Público Executivo; o vereador Fabiano Soares, pelo segmento do Poder Público Legislativo; e Mariana Furio de Wit, pelo segmento Empresarial.
Com o tema “Construir cidades seguras, resilientes, inclusivas, prósperas e sustentáveis”, a conferência estadual foi estruturada em cinco eixos temáticos, assim como as etapas municipais, sendo eles: Urbanismo e Habitação; Infraestrutura e Mobilidade; Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; Cidades Inteligentes; e Governança e Participação Social.
A delegação holambrense participou ativamente dos debates técnicos e regionais, contribuindo com propostas voltadas à realidade local, especialmente nas áreas de habitação social, mobilidade, saneamento básico, arborização urbana e infraestrutura tecnológica.
Como resultado da participação, Holambra garantiu dois representantes na 6ª Conferência Nacional das Cidades, que será realizada em Brasília, no mês de outubro. Mariana Furio foi eleita titular pelo segmento empresarial, enquanto Maxwell Campos será suplente no segmento do Poder Público Executivo. "A presença de Holambra na etapa estadual e agora também na nacional, reforça o compromisso do município com o fortalecimento da democracia participativa, o planejamento urbano integrado e a construção de cidades mais justas, inclusivas e sustentáveis", disse Maxwell Campos. "A participação ativa da cidade nesse importante processo federativo reafirma sua vocação para o desenvolvimento urbano responsável e alinhado às diretrizes da PNDU."