
Prefeitura incentiva loteamentos de interesse social em Holambra
Com o objetivo de facilitar o acesso à moradia de famílias que vivem de aluguel e ainda não realizaram o sonho da casa própria, a Prefeitura de Holambra está incentivando desde 2013 a implantação de empreendimentos imobiliários financiados pelo programa Minha Casa, Minha Vida e voltados, especialmente, para as famílias que ganham até seis salários mínimos.
Com a aprovação de Lei Complementar 265/15 e os decretos municipais 1014/2014 e 1072/2015, a Prefeitura criou condições favoráveis para a realização desse tipo de investimento no município. Atualmente estão sendo executados em Holambra três empreendimentos de interesse social, ou seja, para atender, prioritariamente, os moradores inscritos no Cadastro Municipal realizado em 2014.
Já teve início, às margens da estrada que liga a área urbana ao bairro Camanducaia, a construção de 176 casas financiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Logo na entrada, uma placa identifica que aquele empreendimento, denominado Condomínio Vila das Tulipas, é financiado com recursos da Caixa Econômica Federal por meio do programa. Cada unidade habitacional tem 55,51m² de área construída em lotes de 150 m². As moradias têm sala, cozinha, banheiro, dois dormitórios e área de lazer com churrasqueira. Há, ainda, uma área comum com espaços de lazer e esportes.
Outros dois empreendimentos, voltados exclusivamente para as famílias que ganham até seis salários mínimos, estão sendo executados no bairro Imigrantes.
Um deles, localizado em uma área total de 65.718,90 m², oferecerá 156 lotes de 200 m² por preços bastante acessíveis. Além de preço abaixo do praticado normalmente pelo mercado imobiliário, condições especiais de financiamento estarão à disposição das famílias cadastradas. Neste empreendimento, também por exigência da Prefeitura Municipal, a prioridade de compra será dada primeiramente aos holambrenses inscritos no Cadastro Municipal de Habitação Popular.
Por se tratar de um empreendimento imobiliário de interesse social, ou seja, destinado especialmente aos moradores com renda igual ou inferior a 6 salários, a Prefeitura realizou, junto à Câmara Municipal, alterações na legislação para viabilizar a aprovação do loteamento.
Para facilitar a construção da casa própria nesse local, a Prefeitura informou que irá doar gratuitamente as Plantas Sociais às famílias inscritas no Cadastro Municipal. Com mais esse benefício, as famílias não terão que arcar com os custos de contratação de um engenheiro ou arquiteto para a elaboração da planta de construção de sua moradia. Esse apoio representa uma economia de aproximadamente R$ 1 mil para cada comprador.
Para atender as famílias que ganham até três salários mínimos, a Prefeitura já aprovou no Graprohab e teve assegurada junto ao Ministério das Cidades a construção de 198 casas populares no bairro Parque dos Imigrantes.
Cada casa terá área construída de 52,66 m² e fachada inspirada na arquitetura típica holandesa. No momento está sendo feita a análise cartorária de cada um dos 198 lotes, ou seja, uma das últimas etapas antes do início da construção das moradias.
Para essa faixa de renda, aquela que ganha até três salários mínimos, o subsídio da Caixa Econômica Federal por meio do programa Minha Casa Minha Vida é bem maior, o que fará com que as parcelas do financiamento sejam muito baixas, tornando possível transformar em realidade o tão desejado sonho da casa própria.
Com localização bastante privilegiada, de fácil acesso e próxima à creche, posto de saúde, mercados e pontos de ônibus, a área tem aproximadamente 100 mil m² e será transformada num loteamento residencial totalmente planejado e dotado de toda a infraestrutura necessária para oferecer qualidade de vida aos seus novos moradores.
Nesta mesma área, no Parque dos Imigirantes, serão construídas também outras 246 unidades casas, estas porém, destinadas às famílias que ganham de três a seis salários mínimos. Neste projeto, cada unidade habitacional terá 72,6m².
Segundo o prefeito, Fernando Fiori de Godoy, a Prefeitura tem trabalhado fortemente para atrair ao município iniciativas destinadas especialmente aos moradores que ainda moram de aluguel e sonham em conquistar sua moradia própria.
“Estamos oferecendo facilidades e incentivos permitidos por lei para trazer para Holambra empreendimentos imobiliários de interesse social, ou seja, aqueles com preços muito mais acessíveis, sejam casas ou lotes prontos para construção”, destacou.
O prefeito reforçou ainda seu compromisso em combater o déficit habitacional na cidade.
“Há muitos anos não era feito nenhum tipo de investimento em habitação popular em Holambra. Assumimos esse compromisso com a população mais humilde da nossa cidade e estamos trabalhando muito para torná-lo realidade. Estamos superando todas as dificuldades que apareceram pelo caminho para que as famílias holambrenses de baixa renda conquistem sua casa própria e possam iniciar uma fase em suas vidas, com mais qualidade de vida e dignidade”.
06/08/2015