Notícia 27/08/2015
Holambra registra maior crescimento da RMC em geração de empregos
Holambra registrou no primeiro semestre de 2015 crescimento superior a 6,9% no número de admissões com carteira assinada em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado, publicado recentemente pelo Observatório Metropolitano da Agemcamp, garantiu à cidade o maior percentual de aumento em toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Dos 20 municípios da região, 17 tiveram desempenho negativo no levantamento, realizado com base em dados fornecidos pelo Ministério do Trabalho por meio com CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Além de Holambra, apenas Engenheiro Coelho e Jaguariúna apresentaram crescimento (2,67% e 0,27%, respectivamente).
De acordo com o prefeito Fernando Fiori de Godoy, o saldo positivo, apesar da crise econômica que abala a oferta de empregos em todo o país, é um indicativo de que Holambra enfrenta o momento de dificuldade com otimismo e empenho redobrado.
“A crise se combate com trabalho”, disse. “Investimos muito ao longo dos últimos anos para retomar a capacidade de crescimento da cidade e ampliar a oferta de oportunidades aos holambrenses”.
Desde o início da administração de Dr. Fernando, a Prefeitura registrou a abertura de 323 novas empresas e microempreendimentos na cidade.
Para ele, os investimentos em melhorias no saneamento, na capacitação de mão de obra e no incentivo aos empreendedores foram fundamentais nesse processo.
“O emprego é fundamental para a geração de renda, o sustento das famílias e o desenvolvimento de toda a comunidade”, afirmou.“As pessoas voltaram a acreditar e investir em nossa cidade. Estamos, enfim, retomando o rumo do crescimento e da oferta de novas oportunidades à população”.
Emprego cai na RMC
Se no comparativo com 2014 apenas três das 20 cidades da RMC registraram aumento, no saldo de admissões referente ao primeiro semestre de 2015 a situação da região também é delicada. Apenas nove municípios chegaram a julho com número de contratações superior ao de demissões.
Campinas lidera o déficit com a queda de 4.913 postos de trabalho. Vinhedo vem em seguida, com saldo negativo de 1.548 vagas. Entre os que fecharam o período no azul, Santa Bárbara D’Oeste foi quem gerou mais empregos. O saldo positivo é de 838 postos, seguido por Jaguariúna com 649, Itatiba com 269 e Holambra com 163.
Sala de Imprensa
Equipe
JORNALISTA Cintia Absalonsen MTB nº 40.165 (19) 3802-8000