Notícia 08/11/2022
Polo de Holambra da Univesp forma primeira turma em curso de Pedagogia
Holambra formou no último sábado, dia 5 de novembro, a primeira turma do polo local da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a Univesp. A cerimônia, que ocorreu no Salão da Terceira Idade, reuniu 14 dos 26 alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia que concluíram as atividades este ano. Ela contou com a participação do vice-prefeito Miguel Esperança; da diretora municipal de Educação, Claudicir Picolo; da coordenadora do polo, Tamires Martins; de vereadores e representantes da instituição.
Moradora do bairro Imigrantes, Edcarla Alves Peixoto sempre teve o sonho de ser professora e viu na Univesp a oportunidade de realizá-lo. “Eu brincava de escolinha quando era criança com uma tia que tinha Síndrome de Down. E a ensinei a escrever o nome. Ali vi o quanto era gratificante ensinar”, falou. “Achei legal a Univesp por não ser presencial, pois deu para cursar e conciliar com meu trabalho atual. E também por ser gratuita. Foi muito bom”, comemorou.
Aos 39 anos, Leandro Marques pôde, por meio do polo de Holambra, concluir sua primeira graduação. Agora, formado, celebra a conquista: “sempre quis atuar na área da Educação. Além disso, Pedagogia nos oferece muitas oportunidades de trabalho”, explicou. “A formatura foi um sonho realizado. É uma sensação única”.
“Parabenizo as novas pedagogas e pedagogos. Que todos possam contribuir de forma decisiva para a formação de cidadãos responsáveis e capazes de fazer a diferença”, disse o vice-prefeito Miguel Esperança, que acompanhou a solenidade ao lado da esposa Ivone.
Os cursos oferecidos pela Universidade são gratuitos, de ensino à distância e com encontros presenciais. O polo da cidade foi inaugurado em 2018 e está localizado nas dependências da Escola Municipal Parque dos Ipês. Ele conta com salas de aula, de orientação ao estudante e tutoria, além de informática com acesso à internet. Atualmente, 61 alunos estão matriculados em 9 cursos de graduação.
“É uma honra e um grande orgulho ter um polo da universidade no município”, avalia o prefeito Fernando Capato. “Contar com ensino universitário público e gratuito na cidade é de extrema importância e fico muito feliz em poder contribuir, a partir da nossa gestão, com a formação de holambrenses. Qualificação faz muita diferença no momento da contratação e permite melhores oportunidades no mercado de trabalho”.
Sala de Imprensa
Equipe
JORNALISTA Cintia Absalonsen MTB nº 40.165 (19) 3802-8000