Notícia 14/08/2025

Holambra inicia processo de elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância
Setores da Prefeitura de Holambra, representantes do Poder Legislativo e de Conselhos Municipais realizaram nessa quarta-feira, dia 13 de agosto, o primeiro encontro intersetorial para a construção do Plano Municipal da Primeira Infância, o PMPI. A reunião de trabalho foi conduzida pelo Departamento de Educação, que coordena a iniciativa.
O objetivo da agenda foi iniciar trabalhos de diagnóstico, escuta e planejamento de ações voltadas ao desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos que vivem no município. Outros pontos apresentados foram os objetivos do plano, os marcos legais que embasam a política para a infância e os próximos passos, que incluirão escutas com profissionais, famílias e crianças.
A próxima reunião acontecerá daqui a 15 dias – fase em que os representantes apresentarão o levantamento do que já está sendo feito em cada Departamento e quais serão os próximos passos em direção ao objetivo do programa, que terá metas estipuladas para os próximos 10 anos.
Participaram do encontro representantes dos departamentos municipais de Saúde, Promoção Social, Agricultura e Meio Ambiente e Esportes. Também os conselhos municipais de Alimentação, FUNDEB, Direito da Criança e do Adolescente, Saúde, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Assistência Social, além de representantes da sociedade civil.
“O PMPI é tão importante que precisamos envolver atores de toda a sociedade no planejamento e condução das ações. Estas ações sempre têm que ser verificadas para se saber se estão sendo eficazes ou se é necessário redesenhar algum ponto”, comentou Carlos Henrique Mazotti, diretor municipal de Educação.
PMPI
O Plano Municipal pela Primeira Infância é um instrumento de planejamento estratégico, em áreas como saúde, educação e proteção, para garantir o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos. Ele está embasado no Marco Legal da Primeira Infância, e traça metas para garantir o desenvolvimento infantil, nessa fase, nas cidades brasileiras.