Notícia 12/03/2020
“Mudou minha vida”, conta aluna da Oficina de Oportunidades de Holambra
“O curso mudou o rumo da minha vida. Eu descobri o que gosto de fazer, hoje vivo disso e ganho o dobro de antes”. É assim que Sthephanie Dayane Pimentel da Silva, moradora do bairro Palmeiras, define sua participação no curso de Panificação e Confeitaria da Oficina de Oportunidades, oferecido gratuitamente pelo Fundo Social em parceria com o SEBRAE e o SENAI.
A agora confeiteira trabalhou durante 9 anos como auxiliar de serviços gerais em uma estufa. Cerca de 11 meses depois de passar pela capacitação - realizada em 2018 - deixou o emprego para se dedicar exclusivamente a fazer bolos em casa para vender. “Quando eu comecei a fazer o curso eu não sabia nem pegar em uma manga de confeitar. Antes eu só fazia aqueles bolinhos de massa pronta e hoje eu faço a minha massa, recheio e até a decoração”, explicou ela, que chegou a pensar em trabalhar nas áreas de beleza e estética, mas se encantou com a confeitaria. “Amo o que eu faço”.
Moradora de Holambra desde 2006, Sthephanie diz que a oportunidade de fazer o curso de forma gratuita foi importantíssima para esta mudança profissional e de vida. “Eu fui procurar saber: o curso particular custava R$3.500. Eu não tinha condição nenhuma de pagar porque eu e meu marido temos que arcar com o aluguel. A Prefeitura abriu as portas para nós”, contou a confeiteira, que fez há cerca de um mês mais um curso promovido pela Oficina, o de Ovos de Páscoa e Confecção de Bombons, para oferecer opções de produtos para os clientes. Aos 27 anos, conta que tem a intenção de abrir o próprio negócio com o marido, que trabalha há mais de uma década como padeiro. “Ele faria os pães e eu a parte de confeitaria. É um grande sonho que agora, graças à Oficina de Oportunidades, está mais perto de ser realizado”.
A Oficina de Oportunidades foi criada pelo Fundo Social em parceria com a Prefeitura em agosto de 2014. Desde então, mais de 2,4 mil pessoas já participaram dos cerca de 120 cursos gratuitos de capacitação e geração de renda.
“O objetivo da Oficina é realmente esse: ajudar a melhorar a vida dos holambrenses”, falou a primeira-dama, presidente do Fundo Social e idealizadora da Oficina de Oportunidades, Diva de Souza Godoy, que reforça a importância da iniciativa. “Oferecemos ao longo do ano diversas oportunidades em diferentes áreas, com profissionais capacitados para contribuir com o processo de independência financeira e complementação de renda dos holambrenses”.
Ainda de acordo com ela, entre os cursos previstos para este ano estão os de Barbearia, Costura e Reformas, Design de Sobrancelha e Harmonização em Henna, Doces Finos e Alongamento de Unhas. Mais informações sobre a Oficina de Oportunidades podem ser obtidas no departamento de Promoção Social. O telefone é o (19) 3902-4092.
Sala de Imprensa
Equipe
JORNALISTA Cintia Absalonsen MTB nº 40.165 (19) 3802-8000