
Mais de 250 pessoas buscam Policlínica por vacina do Sarampo no Dia D
A Policlínica Municipal recebeu no último sábado, dia 15 de fevereiro, durante o Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, 261 pessoas em busca da dose contra a doença. Todas tiveram a caderneta de vacinação avaliada pela equipe da Vigilância Epidemiológica e 14 delas foram imunizadas. A vacinação, para pessoas entre 5 e 19 anos, segue até o dia 13 de março em quatro unidades de saúde do município (confira abaixo).
“Trata-se de uma campanha seletiva. Quem já tomou não precisa tomar de novo, mas todos os moradores nesta faixa de idade devem procurar um posto de saúde para que um profissional faça a avaliação”, explicou o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias. Desde o início da campanha, em 10 de fevereiro, 351 pessoas estiveram nas unidades procurando pela dose. No total, 17 foram vacinadas.
Mulheres grávidas e pessoas que estão com o sistema imunológico comprometido por conta de algum tratamento médico não devem receber a dose. Em caso de dúvidas, a enfermeira Wilma Barbosa Gomes, da Vigilância Epidemiológica da cidade, orienta procurar um médico.
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus e que pode levar à morte. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, via aérea, ao tossir, espirrar ou falar. Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz entupido e mal-estar intenso. A única maneira de evitar a doença é por meio da vacina. Não há casos de sarampo registrados este ano em Holambra.
Confira dias e horários de vacinação na cidade:
Policlínica Municipal
Segunda a sexta-feira: 8h às 11h30 e das 13h às 16h
PSF Santa Margarida
Segunda-feira e quinta-feira: 8h às 11h30 e das 13h às 15h30
PSF Imigrantes
Terça-feira e sexta-feira: 8h às 11h30 e das 13h às 15h30
PSF Fundão
Quarta-feira: 13h às 15h30
17/02/2020