Notícia 15/06/2023
Saúde de Holambra faz alerta sobre importância da prevenção contra Febre Maculosa
O Departamento Municipal de Saúde de Holambra faz um importante alerta sobre a necessidade de prevenção contra a febre maculosa, doença infecciosa causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato-estrela, que tem como principais hospedeiros capivaras, bois, cavalos, cães, coelhos e aves. A transmissão pode ocorrer durante todo o ano, embora a maior incidência seja entre os meses de maio e setembro.
"A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou esta semana 4 mortes pela doença. Há ainda mais 2 suspeitas de contaminação, aguardando resultados de exames", disse a médica veterinária e coordenadora da Vigilância Ambiental de Holambra, Angela Varella Katz. "Holambra tem uma área rural extensa e muitos moradores ficam em contato com os principais hospedeiros do carrapato. Por isso, todo cuidado é pouco, já que trata-se de uma doença que pode levar à morte em poucos dias".
Angela explica que deve-se evitar caminhar, sentar, deitar ou permanecer por muito tempo em áreas como lagos habitados por capivaras ou pastos frequentados por bois e cavalos. Caso seja necessário adentrar esses locais, sugere-se o uso de roupas de cor clara, vestimentas longas e calçados fechados. Ela orienta também que os gramados sejam aparados com frequência e que o veterinário seja consultado regularmente para manter animais domésticos livres dos carrapatos, que não devem, em hipótese alguma, ser esmagados com as unhas.
Os sintomas da doença aparecem, em geral, no período de 2 a 14 dias após contato com carrapatos. Entre eles, febre, dores de cabeça e no corpo, náuseas e vômitos acompanhados ou não de manchas avermelhadas na pele. A recomendação, nestes casos, é procurar imediatamente a Policlínica Municipal e informar que esteve em contato com animais ou em áreas sujeitas a carrapatos para a correta avaliação do profissional de saúde.
"Muitas vezes o carrapato não é visto, não se percebe a picada, mas a pessoa pode ter sido contaminada. Daí a importância de, se apresentar os sintomas e tiver frequentado áreas verdes, procurar por atendimento médico e informar o profissional sobre a possibilidade de contato", falou o diretor municipal de Saúde de Holambra, Valmir Marcelo Iglecias.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Holambra não confirma casos de febre maculosa desde 2015, quando 2 pessoas - um homem de 24 anos e uma mulher de 21 - morreram em decorrência da doença.
Carrapatos encontrados nas roupas, por exemplo, podem ser colocados em potes de vidro fechados e secos e levados para Vigilância Ambiental para serem analisados. O atendimento é das 8h às 12h30 e entre 13h30 e 17h. Mais detalhes sobre a doença, as orientações e cuidados podem ser obtidos por meio do telefone (19) 3802-7978.
Sala de Imprensa
Equipe
JORNALISTA Cintia Absalonsen MTB nº 40.165 (19) 3802-8000