Notícia 30/01/2024
Centro de Atenção Psicossocial de Holambra completa 1 ano de atividades
O primeiro Centro de Atenção Psicossocial de Holambra (CAPS) completa este mês um ano de atividades. Neste período foram realizados no local 8.390 atendimentos, que incluem terapia ocupacional, serviços de enfermagem, assistência social, além de atendimentos psicológico e psiquiátrico.
De acordo com o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias, no prédio, localizado na região central da cidade, o atendimento é realizado desde o acolhimento básico até o encaminhamento para a internação para pessoas com transtornos mentais, dependentes químicos, de álcool ou em situação de rua. Em 1 ano, ainda segundo ele, foram realizadas 36 internações psiquiátricas. “Os profissionais das unidades básicas de saúde fazem o encaminhamento para atendimento no local ou os pacientes procuram diretamente o espaço em busca de orientações e acolhimento”, explicou.
No CAPS também são oferecidas atividades de Hortoterapia aos pacientes. O trabalho consiste no preparo da terra, plantio, irrigação, manutenção dos canteiros e colheita dos alimentos. E tem por objetivos promover a integração social e incentivar a alimentação saudável, além de ser e um método de tratamento de suporte para promover o bem-estar físico e mental dos atendidos.
“Esse é um serviço de fundamental importância, pois oferece assistência exclusiva à saúde mental de nossos cidadãos, com conforto e acolhimento adequados”, avalia o prefeito Fernando Capato. “Uma ação inédita em nossa cidade, que fortaleceu ainda mais o nosso sistema de saúde”.
O CAPS de Holambra fica na Rua das Camélias, 298, no Centro. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para informações é o (19) 3802-7976.
Sala de Imprensa
Equipe
JORNALISTA Cintia Absalonsen MTB nº 40.165 (19) 3802-8000