Notícia 11/08/2025

Saúde inicia Campanha de Vacinação contra o HPV para adolescentes de 15 a 19 anos
O Departamento Municipal de Saúde inicia nessa terça-feira, dia 12 de agosto, a Campanha de Resgate Vacinal contra o HPV (Papilomavírus Humano) para adolescentes de 15 a 19 anos. O atendimento será feito nas quatro Unidades Básicas de Saúde de Holambra, bem como em escolas em datas pontuais.
Nas UBS Santa Margarida e Imigrantes, a aplicação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30. Às segundas, também no Palmeiras, das 8h às 11h30. E às terças na UBS do Fundão, das 13h às 15h30.
De acordo com o Departamento, Holambra tem 505 jovens, meninos e meninas, como público-alvo a ser contemplado pela campanha. A orientação do Ministério da Saúde é de que todo adolescente que ainda não tenha registro de vacinação seja imunizado.
Para ampliar a cobertura vacinal, unidades de ensino também contarão com dias específicos de atendimento. O adolescente que possuir autorização dos pais ou responsáveis poderá ser vacinado, nestas datas, na escola. Já o adolescente de 18 anos ou mais poderá conceder a autorização para ser imunizado.
“O HPV é um vírus silencioso, mas perigoso. Ele está diretamente relacionado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, especialmente o câncer de colo do útero, que ainda é uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil. A vacina contra o HPV é segura, eficaz e gratuita. Vacine seu filho e proteja seu futuro”, afirmou Valmir Marcelo Iglecias, diretor municipal de Saúde.
O HPV é um vírus que pode ser contraído por meio de relação sexual. Além de ser eficaz contra o câncer de colo de útero, a vacina também é primordial para diminuir o número de casos de câncer cervical, que pode se manifestar por meio da doença.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) visa eliminar o câncer de colo de útero até 2030 – motivo pelo qual o Ministério lançou campanha nacional com o objetivo de vacinar adolescentes que não foram imunizados na idade correta. Essa corrida contra o tempo visa diminuir o número de adolescentes expostos aos vários tipos de manifestação do vírus.
De acordo com Valmir, o período de vacinação poderá se estender por até três meses.
Serviço:
Locais e horários da vacinação contra o HPV
PSF Santa Margarida e Imigrantes: segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30
PSF Palmeiras: segunda-feira, das 8 às 11h30
PSF Fundão: terça-feira, das 13h às 15h30
Documentos necessários para a vacinação
Os adolescentes devem ir a uma das unidades que está oferecendo a vacina portando documento pessoal, caderneta de vacinação e Cartão Cidadão. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados por pais ou responsáveis.