
Trânsito ganha sinalização sustentável
Reaproveitar o lixo para tornar o trânsito mais seguro. É com essa idéia em mente que dois servidores públicos deram início há pouco mais de um mês a um trabalho de reciclagem de madeira para confecção de cavaletes de sinalização.
Elpidio Chaves Junior e Jorge Luiz Francatto, agentes de trânsito da Prefeitura há pouco mais de um ano, buscavam uma opção alternativa para a colocação de cones que, por seu tamanho e peso, eram furtados com facilidade e frequência. A partir daí, resolveram transformar materiais descartados diariamente pela população em equipamento de trabalho.
Com madeiras recolhidas do lixo e sobras de tintas usadas na pintura de lombadas e asfalto, a dupla começou a confeccionar cavaletes em períodos de menos trabalho, como em dias de chuva.
“Para tornar o trabalho possível, precisamos encontrar peças inteiras, com um bom tamanho. Sendo boa, nós aproveitamos”, comentou Junior. “As tintas que usamos são sobras. Tudo que sobra, reunimos em um tambor para depois reutilizar em ações como essa”.
Até o momento, 26 unidades foram confeccionadas e já estão sendo aproveitadas. No último final de semana, por exemplo, durante a Mostra de Carros Antigos na Rua Coberta, seis cavaletes foram usados para organizar o trânsito. “É mais rápido e o resultado é mais eficiente. Para fazer a mesma coisa, seriam necessários 30 cones”, explicou Francatto.
A intenção dos agentes é que, até o final do ano, o departamento tenha 50 novos cavaletes à disposição do serviço de trânsito. “Nosso objetivo é prestar um serviço de utilidade pública e, ao mesmo tempo, garantir a segurança dos usuários das vias públicas”, afirmam. “Com criatividade e boa vontade, isso é mais que possível”.
Para o prefeito Fernando Fiori de Godoy, a iniciativa é um exemplo a ser seguido. “Ações como essa precisam ser incentivadas e reconhecidas. Se cada um fizer um pouco, temos condições de construir uma comunidade cada vez mais consciente, sustentável e capaz de fazer mais com menos”, afirmou.
30/07/2014