
Holambra celebra 28 anos com Desfile Cívico e grande participação da comunidade
Holambra celebrou no último domingo, dia 27 de outubro, 28 anos de emancipação político-administrativa com grande festa e ampla participação popular. A comemoração contou com um Desfile Cívico que encantou moradores da cidade e turistas na Alameda Maurício de Nassau.
Logo cedo, às 8h30, o prefeito Fernando Fiori de Godoy, o vice-prefeito Fernando Capato e autoridades locais realizaram o hasteamento de bandeiras em frente ao Paço Municipal ao som dos hinos nacional e do município. O ato foi seguido pela parada cívica com o tema “Pátria Amada Brasil”, que reuniu cerca de 2.500 pessoas - incluindo público, estudantes da rede municipal de ensino, instituições particulares e convidados.
Estiveram presentes, além dos alunos de creches e escolas públicas, estudantes da Escola São Paulo, do Colégio Participação e da Faculdade de Agronegócios de Holambra (FAAGROH). Também participaram os servidores do departamento municipal de Saúde, o Grupo Reviver da Terceira Idade e integrantes da 11ª Brigada de Infantaria Leve de Campinas. Marcaram presença, por fim, o Grupo Cactus, de danças típicas holandesas, dançando com o embaixador da Expoflora, Piet Schoenmaker, e a Cooperativa Veiling Holambra, por meio da doação de flores. A animação ficou por conta da Fanfarra Amigos de Holambra e das bandas Corporação Musical FANJOV, de Serra Negra; Força de Águia, de Cosmópolis; Banda Marcial Municipal de Monte Mor; Dumblack, de Cordeirópolis; Fanfarra FAMASUL, de Monte Alegre do Sul; e Banda Marcial Patrulheiro, de Limeira.
A aposentada Antônia de Alvim Lima foi para a Alameda ao lado dos integrantes do Grupo Reviver. Eles representaram todos os Estados brasileiros em seu desfile. “Foi maravilhoso. É muito bom participar”, contou ela, que faz parte do projeto há 12 anos. A estudante Carolina de Oliveira Palmen, de 13 anos, também gostou de fazer parte da celebração. “Toda a semana a gente ensaiou nas últimas aulas para poder apresentar aqui a cultura de Minas Gerais”, disse a aluna, que frequenta a escola municipal Parque dos Ipês. “É muito legal porque você aprende mais a cultura dos lugares”.
Ao lado do marido, a servidora pública federal Márcia Maria dos Santos veio visitar Holambra e se surpreendeu com o que viu. “Estou achando muito bonito, foi uma surpresa agradável. A gente veio conhecer a cidade e está vendo este desfile. Muito interessante”, destacou. “É uma cidade bonita, bem organizada, limpa, segura, comida gostosa. Muito agradável. Valeu a pena. Recomendo muito”.
Moradora do bairro Alegre, Selma Sueli David fez questão de acordar cedo no domingo para conferir o desfile que celebrou o aniversário da cidade em que ela nasceu. “Eu acho muito importante este tipo de comemoração, principalmente pelo fato de a gente estar resgatando o patriotismo. Temos as crianças participando e elas crescem aprendendo a dar importância pro civismo”, falou. “Eu sou filha de Holambra. Meus pais vieram praticamente junto com a imigração. É minha casa, é meu lugar é onde eu escolhi para criar meus filhos. É tudo de bom”.
O prefeito Fernando Fiori de Godoy, a primeira-dama, Diva de Souza Godoy, o vice-prefeito Fernando Capato e a esposa Yvonne Schouten Capato também acompanharam de perto o desfile. “É muita alegria. São 28 anos, um dia lindo, um desfile maravilhoso, que envolve toda a sociedade”, falou o prefeito Fernando Fiori de Godoy. “Pra mim é motivo de felicidade estar como prefeito nesse momento com essa grande festa para os holambrenses e para toda a região”, disse.
O vice-prefeito Fernando Capato ressaltou a participação da comunidade na celebração. “É um momento muito especial da nossa jovem Holambra. A população compareceu, as nossas crianças também. Estamos muito felizes”.
28/10/2019