Notícia 27/02/2020

Carnaflores leva mais de 10 mil foliões à Rua da Amizade
A 8ª edição do Carnaflores, o carnaval de rua de Holambra, foi marcada por muita música, diversão e alegria. Mais de 10 mil foliões de todas as idades estiveram na Rua da Amizade (Rua Coberta) para prestigiar as quatro noites de evento com bailes populares e duas matinês.
O evento contou com apresentações da escola de samba da Fanfarra Amigos de Holambra, da dupla Ramon & Rodolfo, do grupo de pagode Deixa Rolar e de Ana Guimarães e banda.
Moradora do bairro Groot, a diarista Claudilene Lima participa da festa todos os anos e considera os bailes uma iniciativa importante da Prefeitura. “Nem todo mundo tem condições de pagar uma festa. De graça é melhor”.
A pensionista Ana Maria Carvalho Ferreira, moradora de Holambra há 50 anos, era só animação. Integrante do Grupo Reviver, da Terceira Idade, ela acompanhou o show na sexta-feira (21) dançando bem perto do palco. “A festa está ótima, eu gosto muito de dançar”, disse.
Na Cidade das Flores, a festa mais popular do país ganhou diferentes cores e ritmos. Foi do modão ao cavaquinho, do samba ao axé e grandes sucessos radiofônicos.
“Eu estou achando bem legal a programação”, comentou a auxiliar de produção Josefa Maria da Silva Sousa, que mora no município há 8 anos. Ela curtiu a folia acompanhada da irmã, do cunhado, das filhas e das sobrinhas. “O carnaval tem que ter tudo, tem que ter uma mistura. Axé, funk, tem espaço para todo mundo. É legal! Tá aprovado”.
Mesmo com grande participação popular, a folia holambrense não registrou problemas relacionados à segurança, acompanhada de pelo pela Polícia Municipal, pela Polícia Militar e por agentes contratados.
Na terça-feira, como de costume, a despedida do carnaval se deu na Alameda Maurício de Nassau com o tradicional desfile de rua de blocos e alegorias. O evento, organizado pelo Grupo dos Onze (Raad van Elf) com apoio do Clube Fazenda Ribeirão, da Prefeitura de Holambra, de empresários locais e comerciantes, reuniu milhares de moradores e visitantes.
“É muito bom ter um desfile dessa proporção tão pertinho da gente. Não é todo mundo, aliás, a grande maioria não tem condições de assistir um desfile tão bonito em cidades mais longe”, comenta a dona de casa Maria das Graças Campos, de Santo Antonio de Posse.
Para a diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti, o Carnaflores foi “uma vez mais um grande sucesso”. “É uma festa da família, muito alegre e cheia de energia. Estamos muito felizes pela conclusão de mais esse importante evento só com boas lembranças pra comemorar”, disse.
Confira a classificação dos blocos do Desfile de Rua:
Grupos Pequenos
4º: União Nota 10 - Holanda-Brasil
3º: Preservação das Abelhas
2º: Abduzido pelo Esporte
1º: Folia da Bahia de Cores e Sabores
Grupos Médios
4º: Os 12 Bafões
3º: Pessoas se colorindo
2º: Invasão dos Insetos
1º: Povos Unidos na Solução do Corona
Grupos Grandes
4º: Polemizar menos, Polinizar mais
3º: Brasil, o país dos Povos Unidos
2º: Chamamento pela Paz e Tolerância
1º: 65 Anos unindo povos